quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O Dia da Família na Escola foi coroado com a presença de pais, mães e avós que leram histórias, cozinharam e brincaram com os pequenos. Confiram!




























































O Infantil se reuniu para fazer a Experiência de Explosão de Cores... A princípio ficaram quietinhos, bem atentos aos movimentos da Professora Marizete que despejava leite nos pratos e depois com muito cuidado para não misturar derramava gotinhas de anilina coloridas sobre o leite. A etapa final ficou por conta das crianças de molharam os palitos no detergente e BUM!! Uma explosão de cores aparecia bem diante dos olhinhos curiosos que riam e batiam palmas não podendo conter o seu contentamento... 









segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Atividade Sequenciada do Livro: “Chuva de Manga”

Como Projeto coletivo do CEI, temos em andamento o Projeto: “Histórias Daqui e Dali”.
Com a turma do BII A, temos enfatizando a Contação de histórias e Roda de Leitura referente à temática, onde semanalmente incluímos atividades como: Rodas de Conversa, Atividades de expressão Artística, Dança, Dramatização Teatral e Reconto das Histórias.
Para este mês, escolhemos junto com a crianças o livro: “Chuva de Manga”, um conto africano que aconteceu em uma pequena aldeia de Chade, um lugar seco e quente, mas que se transforma em um lugar alegre e feliz após uma grande chuva, quando uma mangueira começa a florescer junto com o poder da imaginação.
Iniciamos o trabalho através da apresentação do Mapa Mundi, onde as crianças visualizaram a localização do Brasil e da África. Nas rodas de leitura o livro foi lido e relido através de diferentes olhares: imagens, costumes, vestimentas, paisagens e ricas palavras e cores.
Em outro momento foi realizado a Roda de Conversa sobre o fruto da mangueira: a MANGA, onde trouxemos a fruta para degustação. Foi um momento bem agradável, logo após as crianças fizeram uma pintura usando o caroço e a polpa da manga.
No dia seguinte preparamos um suco com parte das mangas. As crianças acompanharam passo a passo o preparo e depois se refrescaram com um suco delicioso!
Os caroços da manga que restaram, foram devidamente lavados e escovados. Fizemos deles brochas de pintura. Com tinta guache colorida e folhas de sulfite cada criança explorou sua criatividade ao escolher as cores e pintar sob o papel.
Observamos as mais variadas técnicas de pintura com os bebês incluindo cores e formas.
Por fim, como os caroços da manga ficaram coloridos de tinta guache deixamos ao sol para secar e finalizarmos com a confecção de um colorido móbile. Quando as crianças passam por baixo, falamos:
- Chuva de Manga!
Dessa forma acreditamos que essa história ficará gravada por muito tempo na memória de cada um deles.
Turma do B II - A