quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Acreditar


olivia gomes's Slidely by Slidely - Slideshow maker

ACREDITAR
O CEI Vereador Rubens Granja agrega bebês, crianças e nós, os adultos, que lá trabalhamos.
                        Tentaremos olhar um pouco de fora, se é que isto será possível...
            Visualizamos o espaço e o grupo. Há o grupo, mesmo com todos os nossos desafios e lutas diárias ainda por vencer. Avaliando assim, percebemos como respeitamos e valorizamos o nosso fazer neste Espaço onde muitos olhares ainda brilham diante de um trabalho bem realizado.
            Como em toda construção, tudo teve seu começo, muitas transformações, mas por todas elas passamos em ganhos de aprendizagens.
            Se antes não havia belezas nas paredes, hoje já há, mesmo com o incidente do incêndio em meados de 2012, trabalhamos e superamos. Como resultado as belezuras, a nossa maneira, das crianças e dos adultos aparecem nas paredes: nossas marcas.
            Os bebês, crianças e adultos que por aqui passaram e os que hoje estão, deixam suas marcas.
De certa forma, todos estão presentes, De todas e todos ficou um pouco, como também carregam consigo, acreditamos assim, um pouco de nós e deste CEI.
            Ajustamos o acervo de materiais e brinquedos, afinadas na escuta junto às crianças e suas preferências, nos cantos diversificados e brincadeiras.
Nossa história nasceu e cresce consideravelmente. Um espaço onde é possível ver livros  acessíveis aos bebezinhos e aos demais pequeninos que lá passam dez horas por dia. Os livros ficam inteiros, na sua maioria e raras vezes ocorrem um incidente, algo visto como natural para nós.
Incrível observar como as turmas apreciam leituras, contações, teatros, num crescente envolvimento e na concentração necessária para esses mágicos momentos.
                        Olhamos as turmas, nas suas diferentes atividades diárias e enxergamos a vida na infância, alegre vida.
            O parque é o lugar comum de desejo de todos, muitos sonhos tomam forma por lá.
            O contentamento de saber que vamos ao parque, a liberdade dos pequeninos com a supervisão do olhar dos adultos de brincarem, de criarem e recriarem suas próprias brincadeiras dia após dia faz com que valorizemos cada vez mais a educação infantil. Trabalho pensado junto com as crianças e para as crianças.
            Ao nos depararmos com alguma resistência no momento da saída, com o choro daqueles que querem ficar mais um pouquinho no CEI, esse momento faz-nos garantir a máxima certeza de que, se não chegamos ao caminho certo de promover uma bela infância para estas crianças, estamos muito pertinho de chegar, numa construção conjunta do caminho sonhado pelos bebês e pequenos.
            Os desafios surgem, ressurgem, convivem conosco e tem várias facetas: quando as memórias são trazidas à tona em todo o coletivo, num pequeno grupo ou ainda que numa só pessoa, reacende-se a chama inicial de gostar do fazer com os pequenos e pequenas.

O que nos move é o acreditar que é possível, que temos a capacidade de construir, do aprender em constante formação, de fazer, de vencer os desafios, de ir muito além... Acreditar nos faz ficar.

Texto: Adriana Teixeira Gomes
Colaboração: Olivia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário