AS CRIANÇAS ESTÃO AGUARDANDO A FINALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO COM ANSIEDADE.
SEGUE UM TRECHO DA REVISTA AVISALÁ Nº 27 ONDE AS ESPECIALISTAS DAMARIS MARANHÃO E CISELE ORTIZ ESCREVEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A AREIA PARA AS CRIANÇAS.
Areia: as crianças adoram...
Dos centros urbanos às
comunidades indígenas , a areia desperta
o interesse, a imaginação e a alegria dos pequenos. Muitos são os motivos que
os levam a manipulá-la, se divertir e aprender com ela. Para começar, é fácil
brincar com a areia: bastam duas mãos ou um pedacinho de pau para criar formas
e desenhos. A areia oferece bons desafios, como vencer sua resistência ou obter
consistências diversas ao misturá-la com água. Encher baldes, formas, planejar
um castelo ou outras construções possibilita às crianças vivenciarem conceitos
que só mais tarde poderão ser formalizados. Observar a areia escorrer por tubos
e canos, descer numa ampulheta ou fazer caminhos no chão são experiências que
podem ser planejadas por um professor preocupado em estimular as crianças a
construir conhecimentos.
Oportunidades de aprendizado
Além do mais, brincar com areia proporciona muitas simbologias. Usada como
elemento neutro, ela pode fazer o papel de muitas coisas: comidinhas que são
misturadas nas panelas com folhas e água; material de construção que caminhões
e carrinholas carregam de lá para cá e daqui para lá; sujeira para ser varrida;
“pó de pirlimpimpim”; ou o que for necessário para alimentar o faz-de-conta de
cada um. Também pode ser simbólica do ponto de vista da linguagem, pois muitas
vezes a areia se torna a “companhia” para a criança conversar consigo mesma e
estabelecerem diferentes narrativas.
A areia possibilita ainda uma experiência sensória
importante. Torna-se mote para interagir com o corpo de outras crianças. Em
suas diferentes texturas e temperaturas, também leva a criança a conhecer a si
própria e aos limites de seu corpo. Enterrar-se na areia, esconder os pés ou as
mãos e poder descobri-los infinitas vezes proporciona uma sensação de controle
que auxilia a criança a construir a sua identidade corporal. Até mesmo ao
causar incômodo, quando gruda na pele ou no cabelo, permite que a criança viva
essa situação e aprenda como lidar com ela. A areia com água também pode virar
uma “meleca” que, no caso de crianças que estão aprendendo a usar o banheiro,
pode se assemelhar à consistência das fezes, auxiliando-as na elaboração deste
processo.
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