É muito comum a gente ouvir dizer
que o ensino público no Brasil é de má qualidade. Mas o que é qualidade? Será que
uma escola considerada de qualidade há cem anos ainda hoje seria vista assim?
Será que uma escola boa para uma população que vive no interior da floresta
amazônica também é boa para quem mora na cidade de São Paulo? A
maioria das pessoas certamente concorda com o fato de que uma escola boa é
aquela em que os alunos aprendem coisas essenciais para sua vida, como ler e
escrever, resolver problemas matemáticos, conviver com os colegas, respeitar
regras, trabalhar em grupo. Mas quem pode definir sobre qualidade na escola, é
a própria comunidade escolar. Não existe um padrão ou uma receita única para
uma escola de qualidade. Qualidade é um
conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para
refletir, propor e agir na busca da qualidade da educação. Os Indicadores da
Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade escolar na
avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo principal.
Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir
para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades.
Para tanto, estaremos nos reunindo com esta comunidade no dia 15/05/2015 (sexta-feira)
às 8 horas. Contamos com a sua presença!
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