quinta-feira, 30 de maio de 2019

Aqui nós pintamos o 7 e muito mais!

"Os benefícios da pintura para as crianças"
Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas, sentimentos, imaginação e experiências. A pintura estimula a comunicação, sensibilidade, criatividade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. ( Silvana Lima - Psicopedagoga)
Por isso as pinturas fazem parte do nosso trabalho junto aos pequenos. A turma do MGI C ama pintar e sempre que possível oportunizamos momentos como esse. Lembrando que sujar faz parte da experiência e da descoberta.





Semana do Brincar- dia 03

Ana Laura e Renata fizeram a folia em um show para ouvir, brincar, cantar e dançar!






Semana do Brincar -dia 02

Brincar com os sons também é uma delícia!
As crianças exploraram vários instrumentos com a Elaine, formadora do parque sonoro...










Momentos divertidos para a turma:



Pular e brincar com cordas de diversas maneiras;
Experiências de fabular: Onde os pequenos podem ser o que quiserem;
Relaxamento: Ouvindo a árvore sonora e o pau de chuva

Explorações e descobertas através da brincadeira







Carvão????

Seguindo com os diferentes suportes e materiais para exploração sensorial, foi a vez do carvão produzir as marcas dos nossos bebês...
Quem quiser ver esta produção de pertinho, está no mural perto da porta da nossa sala!






Depois de tanto tempo no CEI... é hora de descobrir novos espaços e objetos e explorá-los de maneira criativa. É assim que aprendo: explorando o mundo que me rodeia permitindo que ele tire o melhor de mim❤❤❤






segunda-feira, 27 de maio de 2019

Da bagunça para a brincadeira - MGI A

Era constante algumas crianças passarem atrás dos colchões que ficavam dispostos em pé após o lençol ser colocado durante a manhã. Essa atitude, quase que diária, agitava muito a turma pois corriam por detrás, trombavam-se, os colchões caíam, lençóis saíam. 

Mesmo com uma proposta de pintura, leitura ou brinquedos, não era suficiente para que todos se envolvessem, e o colchão tirava a atenção dos outros para algo que não estava sendo legal.

Através do nosso olhar e de uma escuta ativa, pensamos e propomos criar percursos que envolvessem os colchões.

Foram feitas rodas de conversa, falamos sobre a utilização dos colchões questionando sobre seu uso e em qual momento eles usavam. Então, contamos que os colchões seriam utilizados em um ambiente organizado para brincadeira e que apenas nesse momento poderiam brincar neles.

Com o passar das semanas pudemos notar um avanço em relação a compreensão da maioria. O comportamento mudou positivamente. Nossa intervenção direta se faz presente em raros momentos, em outras vezes, as próprias crianças contam: “olha o fulano no colchão”.

“A escuta é um movimento sensorial: não se escuta só com os ouvidos, mas com o corpo todo.”







CARDÁPIO SEMANAL DE 27/05/2019 A 31/05/2019



Desenhar em outros ângulos

A turma continua com grande interesse em desenhar. Sendo assim, proporcionamos outras situações que permitem realizar a atividade em outros ângulos. Desta vez, a ideia foi desenharem deitados olhando para cima, usando como suporte debaixo do tampo da mesa. Para isso, colchonetes foram colocados para as crianças deitarem e explorarem sua criatividade.






Momentos do PEA

NESTA SEMANA, A ARTE URBANA INVADIU NOSSO MOMENTO DE FORMAÇÃO  PARA DAR PALAVRAS E IMAGENS AOS MUROS E PAREDES DA ESCOLA, REVELANDO NOSSAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E NOS TRAZENDO UMA OUTRA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA...