ACOLHIMENTO
E SOCIALIZAÇÃO
“Marcado por encontros
e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus
familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer
a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas
conquistas e aprendizagens”.
(Luciana Wolker da Silva)
Cada criança tem seu tempo e reage de uma forma a cada
mudança. Procuramos respeitar as características de cada um.
POR QUE AS CRIANÇAS QUE
JÁ ESTÃO NA ESCOLA TAMBÉM PARTICPAM DA MESMA FORMA?
O acolhimento é um período de aprendizagem.
Família, escola e criança descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e
exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas. Mesmo que a criança conheça
o espaço, ele estará diferente: Novos(as) professores(as), novas crianças, nova
sala de referência, outro ritmo. Todos devem ser acolhidos em seus sentimentos
diante de tantas novidades, para que cresçam seguros.
Mas existem algumas dicas para auxiliar esse processo. E como
todo processo,
nada vai acontecer da noite para o dia, é a construção de uma relação...
As crianças
têm alguns medos e inseguranças e as famílias poderão ajuda-las:
- O MEDO DE FICAR
PARA SEMPRE NA ESCOLA
Apesar do acolhimento da professora, é importante que os pais
esclareçam e incentivem a criança dizendo o que irá acontecer que vão voltar
para busca-la. Por isso é importante o respeito aos horários de entrada e
saída, sendo pontual para que a criança não se sinta abandonada.
- QUERER FICAR COM
VOCÊ!
Claro que a criança
deseja ficar com quem conhece, seja a mãe, avó, pai ou cuidador. O vínculo com
as professoras e demais funcionários está apenas começando. As famílias devem
incentivar que este vínculo se fortaleça a cada dia.
- FALAR SEMPRE A
VERDADE PARA A CRIANÇA
Isso é fundamental.
Não prometam aquilo que não farão ou não cumprirão. Não fugir da
criança, não sair escondido, despedir-se dela, mesmo que ela chore.
- NÃO SE DEMORE NA
DESPEDIDA
Se a criança perceber a insegurança dos pais ao deixá-la na
unidade será muito mais difícil sua adaptação.
- EVITAR PERGUNTAR À
CRIANÇA SE ELA QUER VIR A ESCOLA
É claro que ela vai preferir a princípio ficar em casa num
ambiente que já conhece. A decisão de frequentar a escola deve ser da família e
não da criança.
- E PARA QUEM JÁ
ANDA...
Evite chegar com a
criança no colo, para que a criança não associe a Professora como alguém que a
esta separando de sua mãe.
7. NÃO É HORA DE MUDANÇAS
7. NÃO É HORA DE MUDANÇAS
A
entrada na escola já uma mudança grande em sua rotina por esta razão neste
momento não é uma boa ideia a retirada de chupeta, fraldas, etc.
8. MUITA CONVERSA
Converse bastante com a criança, pergunte o que fez em seu dia,
valorize suas conquistas. Fale da escola com ela.
9. OBJETOS DE APEGO
Permita
que a criança traga para a escola aquele objeto com o qual ela tenha relação
especial ou hábito (chupeta, travesseirinho, paninho, etc..)
11. ROTINA
Evitem que a criança falte, só fazendo quando absolutamente
necessário.
A forma pela qual muitas crianças manifestam
os seus medos é através do choro, e isso é considerado normal por professores e
estudiosos na área da Educação
Infantil. Nesse momento a ajuda dos pais é fundamental, é importante que ao ver
o choro do filho não o leve de volta para casa, pois agindo dessa maneira irá
prolongar ainda mais o processo de adaptação, outro aspecto importante também é vir buscá-lo na escola no horário combinado.
Pode
acontecer da criança nos primeiros dias não
chorar e aceitar bem o novo ambiente e somente depois de uns dias começar o choro.
Pode
acontecer da criança chorar bastante nos
primeiros dias e aos poucos ir se
acalmando.
Lembrem-se
que cada criança é única e por esta
razão não existe prazos estabelecidos para adaptação ocorrer.
Estaremos atentos
a cada uma delas e contamos com vocês para que este processo seja concluído
com muito sucesso !!
Equipe CEI Rubens Granja
As Professoras
Manhã
|
Tarde
|
Sala
|
Maria Sonia
Juracy
|
Gina
Leda
|
01
|
Ana Laura
Milena
|
Cirlei
Elizane
|
02
|
Evandro
|
Claudia
|
03
|
Priscila Nunes
|
Carina
|
04
|
Tainã
|
Rosangela
|
05
|
Carla
Luciana
|
Rute
Eleiriane
|
06
|
Juliana
Arlete
|
Marcia
Edna
|
07
|
Isabel
|
Vilma
|
|
Nathali
|
Erica
|
|
Equipe de Apoio
Dona
Lu
|
Seu
Chico
|
Marcelo
|
Renatinha
|
Silmara
|
Sidney
|
Tati
|
Vaneide
|
Gestão
Letícia-
Diretora Escolar
|
Magnólia-
Assistente de direção
|
Natália
– Coordenadora Pedagógica
|
Equipe de Limpeza
Paula
|
Fabíola
|
Luzete
|
Equipe da Cozinha
Lais
|
Monica
|
Valéria
|
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Santo Amaro
CEI
VER. RUBENS GRANJA
Telefones: 5621-0756
Nenhum comentário:
Postar um comentário