Durante o processo de acolhimento dos bebês e crianças, vamos construindo nossas primeiras impressões, observando suas necessidades e preferências. Também refletimos sobre nossos desejos e metas, sobre aquilo que nos mobilizará durante o ano.
Juntamos tudo isso e escrevemos a Carta de Intenções, documento em que, como o próprio nome já diz, retrata nossas melhores intenções para o trabalho pedagógico 2019.
Boa viagem ao embarcarem conosco nessa aventura...
Carta de intenções
MGI B
Queridas
famílias e crianças,
O
ano de 2019 já iniciou com mudanças e acontecimentos atípicos...
Logo nos primeiros dias
enfrentamos uma greve, na luta por vários direitos que estão sendo ameaçados.
A adaptação iniciou uma semana
mais tarde e com dias alternados de atendimento e de alguma maneira, esses
acontecimentos contribuíram para que a adaptação do grupo fosse tranquila e
gradativa. Essa é a maneira que desejamos que o ano se “desenrole”.
Acreditamos
que a educação para ser efetiva, deve ser afetiva, ou seja, queremos
proporcionar/oportunizar momentos, espaços, eventos e interações que possam ser
significativas nas experiências vividas aqui no CEI. Para que isso aconteça,
nós professoras estamos continuamente em formação nos horários de PEA (Projeto
Especial de Ação) e cursos de aperfeiçoamento de nossa prática. Ainda mais
importante, estamos sempre atentas às necessidades e curiosidades dos pequenos
para que assim nosso planejamento possa suprir e/ou provocar nossas investigações.
O
cuidar e o educar andam de mãos dadas na educação infantil: o desfralde, o
cuidado de si, do outro e do ambiente, são temas que levamos a sério na nossa
rotina. Esse trabalho com as crianças merece atenção especial e queremos que
aconteça de forma tranquila e prazerosa, respeitando o tempo de cada criança. O
cuidar pedagógico é rico, pois não força a criança e sim, a conscientiza, dá
exemplos e incentiva, com histórias, brincadeiras, degustação de alimentos, uma
rotina cantada e conhecida pelas crianças, trazendo segurança para avançar em
suas conquistas. Já observamos que algumas delas chegaram desfraldadas e essas
podem ser nossas aliadas como inspiração para as demais.
No
decorrer do ano, as crianças terão a oportunidade de conhecer os espaços do
CEI, onde haverá aprendizagens diárias e diversas. A oralidade será estimulada
através das cantigas de roda, rodas de música e conversa, parlendas etc.
Exploraremos atividades corporais como danças, uso de motocas, gangorras,
balanços, escorregadores, túneis, para desenvolverem as habilidades motoras.
Por
meio das próprias brincadeiras que as crianças inventam e do faz de conta,
aprenderão a fazer escolhas, superar desafios e se tornarem autônomas,
relacionando-se com as diferenças existentes em cada uma e compreendendo a
importância da flexibilidade e respeito.
Aqui
também proporcionaremos o acesso e contato com a natureza por meio da
exploração das folhas, galhos de árvore, grama, terra, água, pedras etc. Além
do uso de brinquedos estruturados como bonecas e carrinhos, faremos uso de
brinquedos não estruturados como potes, caixas, tampinhas que tragam diversas
texturas, cores e formas.
A
partir das situações ocorridas em nosso dia-a-dia, necessidades e escuta das
crianças, faremos as mediações necessárias para o desenvolvimento integral em nosso CEI. Neste
processo, contamos com a parceria das famílias, desejando fortalecer os laços e
relações de confiança.
Com
carinho,
Professoras
Arlete, Juliana, Márcia e Tainã
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