Durante o processo de acolhimento dos bebês e crianças, vamos construindo nossas primeiras impressões, observando suas necessidades e preferências. Também refletimos sobre nossos desejos e metas, sobre aquilo que nos mobilizará durante o ano.
Juntamos tudo isso e escrevemos a Carta de Intenções, documento em que, como o próprio nome já diz, retrata nossas melhores intenções para o trabalho pedagógico 2019.
Boa viagem ao embarcarem conosco nessa aventura...
Carta de intenções
MGI A
Queridas famílias e crianças,
Recebemos as crianças do MGI – A no ano de 2019, cheias de
expectativas e anseios.
Foi com muito carinho que organizamos a sala e nossa
rotina, buscamos acolher todos vocês, que assim como nós, também estavam cheias
de curiosidades, anseios e expectativas.
Nesse primeiro momento buscamos o fortalecimento de
vínculos e respeito com a individualidade: no início do período de adaptação, alguns
aceitaram mais as carícias, as brincadeiras, circular pelos diversos espaços
(sala e áreas externas) participando de propostas com brinquedos e brincadeiras.
Outros por sua vez, preferiram se retrair e manifestar seu descontentamento por
meio do choro e recusa ao toque, o que também foi respeitado levando em consideração
seu tempo e seu espaço, porém cuidando para que se sentissem seguros e
acolhidos gradativamente. Essa postura do respeito à individualidade permeará todo
nosso trabalho docente, pois acreditamos que assim se faz o protagonismo
infantil.
Nossa busca para descobrir do que vocês gostam se dá no
dialogo com as famílias, nas observações das reações diante das propostas e na
integração das vivencias relacionadas ao currículo da Educação Infantil.
Pensando em propostas que garantam aprendizagem e desenvolvimento
do grupo, trabalharemos o brincar de diversas formas, por meio dos cantinhos,
trazendo brinquedos diferenciados e que proporcionem a imaginação (ludicidade),
e exploração dos objetos que de alguma forma possibilitem experiências e trocas
entre os colegas e com os educadores do CEI, ampliando o acesso à produções
culturais.
Pretendemos ainda através das rodas de música, trabalhar
as cantigas, explorar os movimentos corporais, gestos, sons, ritmos,
vocabulário e emoções.
Nosso trabalho será pautado na participação de vocês nas
escolhas de materiais, de brincadeiras e ambientes, para participarem na
elaboração do planejamento por meio de registros (fotos), observações,
conversas em roda e também em parceria com a família.
Sendo assim, mediaremos situações que façam a turma se
conhecer e construir sua identidade pessoal, social e cultural, refletindo
sobre seus grupos de pertencimentos, nas diversas experiências de cuidados,
interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na constituição escolar e em
seu contexto familiar e comunitário integrando todas estas instâncias.
Portanto, sabemos que o aprendizado é contínuo e o grupo está em constante
desenvolvimento.
Com carinho,
Edna,
Milena, Monalisa e Priscila Berni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário