quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Continuando nosso projeto...

Continuamos com o nosso projeto sobre os animais e trabalhamos com a nossa turma diversas atividades sobre o tamanduá. E assim também surgiu curiosidades sobre a vida das formigas e sobre o formigueiro. Então, fizemos um painel com um formigueiro, envolvendo colagem com terra e pintura com guache.







                                     

Materiais diversificados. O que fazemos com eles?

Aproveitamos um dia chuvoso para diversificar as brincadeiras no BII A, além de explorar ambientes diferentes e o brincar heurístico. O brincar heurístico se faz através da descoberta, brincadeiras e criações espontâneas com objetos não estruturados como tampinhas, madeiras, tubos de papelão, rolinhos, carreteis, entre outros, proporcionando assim a ressignificação dos elementos pelo olhar da criança. 




Educar: Um ato político

Na semana passada nossa escola sofreu com atos de vandalismo que destruíram nosso Quintal Sonoro. O MGII B não gostou nada nada disso e pensou em uma forma de transformar este problemão em uma ação educativa.
Assim, todos foram à rua da escola fazer muito barulho... As crianças querem ser ouvidas e respeitadas e procuraram bons caminhos para isso. Com cartas, cartazes e muita voz, pediram a ajuda dos vizinhos para protegermos nosso espaço nos finais de semana...
















quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Lá vem o Curupira...

Nesta semana, fomos presenteados pela coordenadora Natália com um livro chamado Saci e o Curupira. Encantamento total! O livro acompanhou a turma em todos os ambientes do CEI e também foi tema da brincadeira com massinha para algumas crianças...







segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Carta de Intenções: Equipe Gestora


E nós da equipe gestora também declaramos nossas intenções e desejos para o trabalho coletivo em nosso CEI...



São Paulo, agosto de 2019.

Querida equipe,

         São muitas as vezes em que nós nascemos. A palavra ajuda nesses partos. (Inspirado em Severino Antônio)


Mais um semestre se inicia e seguimos juntos, procurando os melhores caminhos, palavras e ações para avançarmos em um trabalho tão bonito que vem sendo construído graças às mãos de cada um que adentra nossos portões. Somos todos(as) educadores(as) e todo dia é dia de fortalecer nossas crenças, nossas energias, nosso papel diante desse cotidiano que nos atravessa e até, nos atropela.

Neste ano, estivemos juntos refletindo sobre grandes transformações na forma de educar, nossa (re)invenção docente, destacada no capítulo III do “Currículo da Cidade”. Reinventar a forma de planejar, de registrar, de propor, de mediar e de organizar o espaço, que é nosso segundo ou terceiro educador. São mudanças de concepção que visam a potência e autonomia da criança e do bebê, como seres agentes, potentes e sujeitos de sua própria aprendizagem, corpo e movimento. Criança como sujeito e professor como sujeito. Sem professores e professoras, o Currículo da Cidade é apenas um papel, letra morta. Quem garante este protagonismo são vocês, aqui no chão da escola, na construção individual e coletiva que materializa nosso PPP.

Por falar em PPP, temos revisitado constantemente esta declaração pública de nossa práxis, para que siga representativa do nosso cotidiano e alinhada aos documentos da nossa rede. Nosso olhar tem se debruçado ainda para intenções nele presentes que ainda não se concretizaram, como novas parcerias com a comunidade, ocupação da rua pelas crianças, reconfiguração de muros e paredes, “desemparedamento” da infância e visitação de espaços da cidade. Estamos atentos ainda ao nosso compromisso com a aquisição de materiais necessários para transformação dos espaços, o exercício primordial da formação e das decisões democráticas, valorização do Conselho de CEI e permanência das práticas sociais que já se concretizaram e podem sempre evoluir, como autonomia no uso do refeitório e banheiro, preparação dos ambientes, dentre outros.

O que torna o trabalho complexo é na verdade, a sua simplicidade. Trata-se de tornar acessível, mediar e observar. A pesquisa e a investigação na perspectiva da criança como agente, nem sempre são ações fáceis de identificar, validar e propiciar, mas já temos uma coletânea de práticas e registros que demonstram nossa movimentação nesse sentido. Os verbos de ação mudaram completamente, valorizamos a observação como produção de conhecimento, como co-criação de obra que diz aos bebês e crianças: -Nós aqui nos interessamos por vocês, damos importância ao que vocês fazem!”  

            Vivemos um grande desafio! Nem sempre temos as respostas e contribuições das famílias como gostaríamos, ainda não somos profissionais valorizados pelo Município e pela sociedade como deveríamos e isso pode atrapalhar nosso percurso. Vale lembrar com afeto: existem 150 gigantes corações em forma de corpo pequeno que tem vocês como alguém essencial. A primeira reação a qualquer mudança pode ser a resistência, baseada em experiências anteriores que não deram certo, nos medos e receios inerentes a todos e até no desânimo. Mas, gostaríamos de reforçar nossa admiração pelo saber e fazer de cada um, nossa valorização ao processo criador e criativo e à coragem de mudar, de estarmos sempre em transformação, como o mundo, como a vida. Nossos encontros formativos buscaram e buscarão experiências que nos tragam o sentido de cada vivência.  


Um menino nasceu
- o mundo tornou a começar.
Guimarães Rosa


Nosso mundo foi sempre escrito de novo. Que possamos continuar a reescrever nossa história todos os dias.

                                                           Com carinho,

Letícia, Magnólia e Natália.


Ps- A finalização da leitura desta carta só se concretiza quando estivermos juntos. Temos encontro marcado para este compartilhar dia 03/09, às 7h ou às 12h. Traga seu envelope com uma intervenção, uma palavra, imagem, desenho, criação que represente algo significativo do nosso trabalho coletivo.


Carta de Intenções: MGI B


Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:

---------------------------------------------------------------------------------

Carta de Intenções

MGI B


Prezadas famílias e crianças,


O primeiro semestre do ano de 2019 nos presenteou com diversas situações que proporcionaram significativas aprendizagens para as crianças.

Por compreendermos que, o educar e o cuidar andam de mãos dadas, iniciamos o processo de desfralde com algumas crianças e obtivemos grandes conquistas: alguns estão completamente desfraldados. Às crianças não desfraldadas, prosseguiremos com o desfralde, considerando os tempos e características de cada uma.

A partir das situações cotidianas, enriquecemos as interações entre crianças e crianças e interações das crianças com os adultos, estabelecendo meios favoráveis de comunicação com todos os educadores que constituem o CEI. Continuaremos planejando e proporcionando junto com as crianças, ambientes repletos de brincadeiras e interações, cheias de experiências, investigações, pesquisa, acreditando que, as crianças devem nortear as ações educativas.

Todos os projetos desenvolvidos no primeiro semestre e que terão continuidade neste semestre, estão relacionados com o cuidado, manutenção e preservação da vida em suas diferentes formas no planeta – vida animal, vida vegetal e vida humana.

Assim, desejamos despertar nas crianças, a consciência da importância do cuidado com o planeta, com o próprio corpo e com o outro, de forma a promover uma educação integral que potencialize ações de cidadania e sustentabilidade, além de estimular a autonomia.
Estaremos atentas às vozes infantis, compreendendo sua riqueza e valor no contexto do planejamento das brincadeiras e interações entre elas.

Para dar visibilidade ao conhecimento produzido pelas crianças, continuaremos explorando os painéis e os espaços do CEI.  Também como forma de divulgação do Projeto Político Pedagógico do CEI, as crianças produzirão materiais que relatem o cotidiano de suas infâncias. Tais materiais levarão consigo alguns trechos deste importante documento, refletindo em suas vivencias algumas práticas proporcionadas pelas professoras.

Faremos uma saída pedagógica para o Zoológico, a fim de consolidar as práticas desenvolvidas no projeto sobre vida animal, dando às crianças oportunidade de conhecer a vida, a qual elas têm sido orientadas a cuidar e  preservar.
Portanto, todos estes momentos serão proporcionados para que as crianças explorem esse rico universo, cheio de vida!


Atenciosamente,

Professoras: Arlete, Juliana, Márcia, e Tainã

Carta de Intenções: MGII A e MGII B

Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:
---------------------------------------------------------------------------------

Carta de intenções
Agosto, 2019

Queridas crianças!

Nossa viagem nos rendeu diversas paradas que nos garantiram experiências nas estações das artes com pinturas, colagens, recortes, modelagens. Da estação do brincar com os jogos simbólicos, resgates de brincadeiras tradicionais (passa-anel, pião, bolinha de gude, corre cotia, lá em cima do piano, vaca-amarela, seu mestre mandou).
Ao longo desta jornada percebemos que a convivência nos humaniza e nos desperta o desejo de uma vida afetuosa e criadora. Convivendo, aprendemos a olhar e ouvir, assim,  descobrimos as suas necessidades e  propusemos desafios que foram superados e a autonomia tem sido a estação mais visitada: hoje os espaços são oferecidos para que suas escolhas sejam respeitadas e acolhidas. Nas brincadeiras, nas alimentações, nas leituras de histórias, de mundo...
 As salas ganharam cores com suas ``atividades`` inspiradoras e criativas que nos fazem suspirar...
Novos passageiros embarcaram em nossa viagem, Kathavento, danada!  Nos encantando com suas histórias e suas palhaçadas! O Saci! Some com nossas roupas, bagunça nossas mochilas... frita nossas pipocas... hummm ... O James! Nervosinho que só ele, mas viver a vida é sentir-se: triste, alegre, frustrado, desafiado, cheio de coragem e de medo...
E assim, nos sentamos lado a lado, trocamos de lugar para olhar as paisagens da janela e vamos crescendo curiosos, investigativos, descobrindo o outro, a vida, o mundo.
E nossa viagem ainda tem um longo caminho a ser percorrido. Queremos convidar outros parceiros: nossa família, nossos fãs. Envolvê-los em nossas aventuras, nossos projetos: Midas, como o Rei, transformando o ``lixo`` em ``ouro``... descobrindo o valor das coisas simples, da natureza...
Buscar paradas em espaços para fora dos muros da escola, valorizando nossa comunidade, nosso bairro, nossa rua, nossa casa, nossa escola...
E ao chegar ao nosso destino, que não nos esqueçamos de que

[...] viver infância é viver a vida no gerúndio.
O dia sendo escrito na medida em que se vive``.
 (Severino Antonio)
                                ``Ontem a gente vai no parque! ``
                                                                       (Ryan)

                                              Com carinho,

                                             Claudia, Evandro, Gina, Priscila Nunes
Carta de intenções

Agosto, 2019

Queridas crianças!


Carta de Intenções: MGI C

Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:

---------------------------------------------------------------------------------


Carta de Intenções – 2º semestre

MGI C

Querida Turma,

Um novo semestre se inicia e novamente prosseguiremos juntos nessa caminhada de desafios e conquistas, ampliando dia após dia as nossas vivências.

Nosso primeiro semestre foi muito produtivo, tivemos muitos avanços e experiências, não é mesmo? Foram propostas que permitiram a vocês, crianças, protagonizarem (serem os atores principais) suas aprendizagens brincando, cantando, imaginando, pintando, “lendo”, explorando diferentes materiais e ambientes, interagindo com diferentes grupos e com seus pares, aprendendo a cuidar de si, dos colegas. Mas, com certeza ainda temos muito a construir juntos nessa nova etapa.

A questão do desfralde ainda é um desafio a ser vencido pouco a pouco por todos nós, e suas famílias serão grandes aliados nessa missão! Vamos conversando, observando quem está pronto, tem mais curiosidade e se mostra a estar preparado... Esse é um ótimo tema para vocês conservarem em casa! Aqui continuaremos com nossas estratégias: contando histórias, incentivando e auxiliando nesse processo tão necessário que mostra o quanto acreditamos na potência desse grupo.

Nosso projeto “sensações” permitirá que vivenciaremos muitas experiências bacanas aguçando seus sentidos para descobrirem e explorarem o mundo a nossa volta. Gostos, cheiros, texturas, sons diversos, farão parte do nosso cotidiano, proporcionando diferentes vivências e inúmeras descobertas. Preparem suas perguntas, olhares e mãos para investigar!

Outro projeto virá do que já vivemos juntos. No primeiro semestre propomos para a turma algumas brincadeiras que foram bem aproveitadas como esconde-esconde, pega-pega, rabo de galo... e até hoje brincamos com estas mesmas propostas, de forma livre ou dirigida. Devido a isso, temos a intenção de conhecermos mais jogos tradicionais, num projeto resgatando os que os pais, avós e até bisavós brincavam na sua infância. Onde brincavam? Como brincavam? Ainda brincam e sabe brincar? Para isso, vamos contar com a participação das famílias através de uma pesquisa que enviaremos para casa e depois podemos pensar em outras possibilidades a partir deste resultado. 

Também incluiremos confecção de alguns brinquedos (peteca, pipa, perna de lata, bilboquê, bolas de meia ) e outros já feitos como pião e bolinha de gude.
As rodas de música, conversa e história continuarão sendo parte importante do nosso percurso. E agora que vocês estão mais falantes, com certeza esses momentos serão ainda mais prazerosos e enriquecedores. Ah! E não podemos esquecer que teremos nossa “Sacolinha Literária” em que vocês poderão escolher a cada sexta-feira um livro para levar para casa e ler em família. Temos certeza que isso trará momentos muito agradáveis para todos. Esperamos ouvir de vocês, diariamente, como está sendo este percurso.

               


Seguimos nessa escuta com muito                                      carinho,                                                                                                            
 Ane, Carla, Luciana, Rute 

Carta de Intenções: MGI A

Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:
---------------------------------------------------------------------------------


Carta de intenções 2º semestre de 2019 – MG1 A


Querido grupo,

E então chega o dia do retorno, nos preparamos, arrumamos as bolsas, as mochilas, separamos as coisas mais importantes e pensamos em tudo o que ainda faremos até o final do ano.
Sabemos que ainda são pequenos, suas expectativas está em reencontrar os amigos, passear pelos espaços da escola: quintal sonoro, corredor, parque, andar de triciclo e solário e continuaremos a proporcionar esses momentos que vocês tanto apreciam.
Ah, depois do choro, como é bom ver os laços de afetividade e amizade se constituindo, é por meio dele que conseguirão estabilizar as emoções e acreditar que as mãos que acalmam são as mãos que incentivam a aprender coisas novas, são as mãos que seguram para fazer uma bela roda, roda que conversa, em que são escutados e observados.
Roda de história com as vozes que amedrontam ou com os fantoches que  encantam, tudo para chamar a atenção e trazer formas de como ser “mocinho” deixando as fraldinhas para “bebê” e assim terminar o processo de desfralde. Livros para apreciar, inventar e pesquisar. Roda de música com lobos, bruxas, minhocas e peixes, trazendo memória e novas palavras. Cantinhos cheios de possibilidades para viver o mundo em forma de fantasia.
E as gargalhadas de quem está fazendo “arte”! Arte essa que ao observar suas emoções e expressões percebemos o quanto isso fascina, tanto quanto explorar os movimentos por meio dos riscos e rabiscos, e tudo mais que um simples pincel proporciona, para assim deixar impressões sobre as misturas das cores, os registros que são únicos e especiais.
Propostas com variedades de tintas, desde as alimentícias que são as mais saborosas, até as mais incomuns com carvão, barro etc. Com diversos tipos de papéis, folhas, formas diferentes, usando pés, apenas o dedo ou a mão toda. Ensinar a utilizar a cola, aquela que é tão grudenta, colar barbante colorido, colar materiais da natureza...
A arte vem por meio das expressões e dar acesso a elas ajuda a lidar com os sentimentos, por isso trabalhar o corpo, as possibilidades. Falando em se expressar o que mais queremos como professoras é que nossas crianças aprendam a expressar-se com a fala, com o corpo, sim, com o corpo! Ele também diz muito! Por isso, os percursos com obstáculos continuarão sendo uma aventura: passar por debaixo das coisas como se fossem tuneis, pular dentro ou fora, manipular um bambolê, escalar o escorredor, pular de um pé só, andar em linha reta em cima de uma corda e outros movimentos bacanas que vocês possam criar.
Todos esses desafios serão propostos de maneira lúdica. E quanto mais ganham autonomia nos movimentos, são capazes de explorar novas possibilidades. Ao utilizar outros recursos, ganham confiança e criam estratégias para superar os desafios. As experiências entrarão também nos sabores e nas cores dos alimentos, já que percebemos que o diferente assusta na hora da refeição, e, queremos que vocês tenham a consciência de que quanto mais colorido for o prato, mais saudável será.
As receitas de diferentes sabores serão desafios pra nós, mas sabem de uma coisa: quase tudo que é diferente é bom! Como são feitos esses alimentados e preparados no nosso CEI, a chegada das verduras, legumes e frutas, o cardápio elaborado previamente pelas nutricionistas... E, com isso, contamos com as famílias no incentivo da alimentação saudável em casa e no envio do que for solicitado para as receitas.
Falando em família continuaremos a pesquisar a identidade de cada um por meio das fotos enviadas e conversas sobre elas: “Quem é meu pai?”, “quem é o seu e qual o nome dele?”
Percebemos que vocês se deliciaram em rever e voltar a contar de quem tanto amam. Com jogos e brincadeiras vivenciaremos momentos divertidos de aprendizagens como, jogo de memória, dança da cadeira, jogos: “De quem é essa família?”.
Continuaremos contando com a colaboração e parceria da família nesse processo.
A história continua!
                                                                       Com carinho,
                                                                                    Edna, Milena, Monalisa e Priscila Berni 

Carta de Intenções - BII B

Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:

---------------------------------------------------------------------------------

CARTA DE INTENÇÕES – 2º SEMESTRE
Berçario II B

            Queridos bebês e famílias,

Um semestre se passou desde a nossa última carta! Um caminho cheio de vivências ao lado de vocês, que nos permitiu começar a conhecer um a um. Hoje, todos os espaços por aqui já são conhecidos: sala ambiente, solário, tanque de areia, corredor, sala de leitura, refeitório, parque... que possibilitam explorações livres, interações entre si e com os outros agrupamentos e com alguns materiais surpresas que vamos colocando para apresentar novidades e desafios.
Nossa rotina sempre planejada com intencionalidade para favorecer e potencializar as vivências, possibilita a construção da autonomia por meio de um ambiente agradável e tranquilo. Contudo, esta rotina, com a qual trabalhamos e trabalharemos neste segundo semestre, continuará sendo sempre avaliada, para que possamos, através de um olhar atento, observador e contínuo do nosso dia a dia, criar propostas facilitadoras, de superação e desafios para vocês.
Os espaços serão organizados de forma a proporcionar uma maior aprendizagem. A disponibilização dos materiais ao alcance das mãos possibilitando suas escolhas e preferências no momento da acolhida com diversidade e criatividade vai se fazer presente todos os dias.
A alimentação está acontecendo de forma tranquila, a maioria já segura o talher e alguns nem querem mais nossa ajuda, mas sempre estamos por perto para auxiliá-los se necessário, não é verdade.? Vemos vocês, bebês, já caminhando pelos espaços do CEI com independência, e a maioria já se sente bem à vontade em explorá-los, mesmo que nos procurando para conferir se estamos por perto...
Para esse segundo semestre daremos continuidade aos projetos: “Minhas Descobertas: os 5 sentidos” através das sensações e estímulos trazidos pelo tato, visão, audição, paladar e olfato, com gosto, cheiro e som de grandes descobertas e experiências! Nossa sala ficou mais gostosa com tantos sachês cheios de aromas...
As brincadeiras livres e dirigidas como: caixa surpresa (música e objetos), massinha de modelar comestível, tinta comestível, propostas sensoriais com materiais tais como: plástico bolha, Eva, lixa, papelão ondulado, canudinho, feltro, palito de madeira, entre outros, brincadeiras com balões, movimentar-se de acordo com o ritmo da música, garrafas coloridas, fantoches, livro de texturas, fotos coloridas na parede da sala, contação de histórias, circuito motor, pintura com diferentes materiais, bambolês, degustação de frutas, chamadinha com fotos , roda de música com recursos e outros trarão pesquisa para o dia inteiro!
Percebemos que vocês estão bem envolvidos no “Projeto Identidade” e por isso vamos continuar! As necessidades e interesse do grupo dirão por onde seguiremos por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e das vivências de diferentes situações. Conhecer e pesquisar a própria imagem e corpo, identificar os membros de sua família, desenvolver a independência e a autoestima e participar da organização da rotina diária, valorizando a diversidade humana, etnia negra e indígenas com histórias, aprender os nomes dos pais e pintar com tintas e elementos da natureza, colagem com matérias diversos, brincadeira com água no parque, brincadeira faz de conta, além de outras que poderão surgir durante o percurso. Vamos construindo essa história juntos!
Por fim, teremos uma proposta bem coletiva e especial: “A Colcha de Retalhos”. Esse livro irá para a casa de cada um, com uma bolsa contendo o livro, um pedaço de tecido e materiais diversos como: caneta para tecido, tinta, pincéis, retalhos etc. Após a leitura, a família irá elaborar um desenho no tecido com os materiais fornecidos. Quando esta missão estiver terminada, o que será que as produções vão virar?

‘           Curiosos? Acompanhem nosso Blog! Com carinho,


                                   Professoras Carina, Juracy, Leda e Maria Sônia