---------------------------------------------------------------------------------
CARTA DE INTENÇÕES – 2º SEMESTRE
Berçario
II B
Queridos bebês e famílias,
Um semestre se passou desde a nossa
última carta! Um caminho cheio de vivências ao lado de vocês, que nos permitiu
começar a conhecer um a um. Hoje, todos os espaços por aqui já são conhecidos:
sala ambiente, solário, tanque de areia, corredor, sala de leitura, refeitório,
parque... que possibilitam explorações livres, interações entre si e com os
outros agrupamentos e com alguns materiais surpresas que vamos colocando para
apresentar novidades e desafios.
Nossa rotina sempre planejada com
intencionalidade para favorecer e potencializar as vivências, possibilita a
construção da autonomia por meio de um ambiente agradável e tranquilo. Contudo,
esta rotina, com a qual trabalhamos e trabalharemos neste segundo semestre,
continuará sendo sempre avaliada, para que possamos, através de um olhar
atento, observador e contínuo do nosso dia a dia, criar propostas facilitadoras,
de superação e desafios para vocês.
Os espaços serão organizados de forma a
proporcionar uma maior aprendizagem. A disponibilização dos materiais ao
alcance das mãos possibilitando suas escolhas e preferências no momento da
acolhida com diversidade e criatividade vai se fazer presente todos os dias.
A alimentação está acontecendo de forma tranquila,
a maioria já segura o talher e alguns nem querem mais nossa ajuda, mas sempre
estamos por perto para auxiliá-los se necessário, não é verdade.? Vemos vocês,
bebês, já caminhando pelos espaços do CEI com independência, e a maioria já se
sente bem à vontade em explorá-los, mesmo que nos procurando para conferir se
estamos por perto...
Para esse segundo semestre daremos
continuidade aos projetos: “Minhas Descobertas: os 5 sentidos” através das
sensações e estímulos trazidos pelo tato, visão, audição, paladar e olfato, com
gosto, cheiro e som de grandes descobertas e experiências! Nossa sala ficou
mais gostosa com tantos sachês cheios de aromas...
As brincadeiras livres e dirigidas como:
caixa surpresa (música e objetos), massinha de modelar comestível, tinta
comestível, propostas sensoriais com materiais tais como: plástico bolha, Eva,
lixa, papelão ondulado, canudinho, feltro, palito de madeira, entre outros,
brincadeiras com balões, movimentar-se de acordo com o ritmo da música, garrafas
coloridas, fantoches, livro de texturas, fotos coloridas na parede da sala,
contação de histórias, circuito motor, pintura com diferentes materiais,
bambolês, degustação de frutas, chamadinha com fotos , roda de música com
recursos e outros trarão pesquisa para o dia inteiro!
Percebemos que vocês estão bem
envolvidos no “Projeto Identidade” e por isso vamos continuar! As necessidades
e interesse do grupo dirão por onde seguiremos por meio das brincadeiras, das interações
socioculturais e das vivências de diferentes situações. Conhecer e pesquisar a
própria imagem e corpo, identificar os membros de sua família, desenvolver a
independência e a autoestima e participar da organização da rotina diária,
valorizando a diversidade humana, etnia negra e indígenas com histórias, aprender
os nomes dos pais e pintar com tintas e elementos da natureza, colagem com
matérias diversos, brincadeira com água no parque, brincadeira faz de conta, além
de outras que poderão surgir durante o percurso. Vamos construindo essa
história juntos!
Por fim, teremos uma proposta bem coletiva e especial: “A Colcha
de Retalhos”. Esse livro irá para a casa de cada um, com uma bolsa contendo o
livro, um pedaço de tecido e materiais diversos como: caneta para tecido,
tinta, pincéis, retalhos etc. Após a leitura, a família irá elaborar um desenho
no tecido com os materiais fornecidos. Quando esta missão estiver terminada, o
que será que as produções vão virar?
‘ Curiosos?
Acompanhem nosso Blog! Com carinho,
Professoras
Carina, Juracy, Leda e Maria Sônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário