Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta de Intenções
Agosto de 2019 - BII B
Queridos bebês,
No início do segundo semestre
não sabíamos o que planejar para esse reencontro. Não sabíamos como vocês estariam,
se estranhariam a volta, se chorariam, se seria como uma readaptação... Decidimos
então somente nos doar e dar o que eles precisassem. E, para nossa surpresa,
fomos recebidas com muitos sorrisos e abraços! Vocês se mostraram bebês tão
intensos, falando mais, interagindo mais entre si, mais rápidos e seguros ao
caminhar e nos demonstrando que estão prontos para novas conquistas, e estão
mesmo!
Agora estamos percebendo que
vocês estão buscando novos desafios e demonstrando outros interesses. Como é
gostoso vê-los tentando nomear os objetos, criando brincadeiras com os
elementos que encontram no espaço escolar e apresentando a autonomia na
exploração dos ambientes e descobrindo os limites de seu próprio corpo. Através
das nossas conversas pretendemos estimular a oralidade de vocês com muitas
histórias, músicas, e brincadeiras com intencionalidades partindo do interesse
de você, para que a pesquisa e a investigação estejam garantidas.
Observamos o desenvolvimento
da autonomia de vocês nos momentos das refeições. Sentar nas cadeiras já está mais
fácil, os utensílios nos momentos das alimentações tem sido mais naturalmente manipulados
pelo grupo e em vista disso, iremos estimulá-los ainda mais, propondo novos
desafios a cada dia como por exemplo, comer a fruta sozinhos, tomar os líquidos
em copo aberto sem tampa, cuidar da higiene e também dos seus pertences.
Nesse segundo semestre,
iremos contar muito com a parceria família-escola, afinal a escola não faz nada
sozinha e vamos dar passos importantes para favorecer esse cuidado de si. Daremos
início ao processo de desfralde para alguns de vocês, que estão dando sinais que
estão prontos e também faremos o trabalho de diminuição do tempo de uso da
chupeta de uma forma natural, sem causar sofrimento. Preencher o espaço com as
vozes e palavras que estão experimentando fica bem mais fácil dessa forma...
Percebemos que para trabalhar
essa independência é preciso primeiramente desenvolver a percepção de si mesmo,
do outro e do coletivo. Para isso, pensamos em um novo projeto: Quem sou eu? O que eu já sei fazer? E o que
eu ainda posso aprender no berçário... Iremos oferecer propostas diferentes
com músicas, imagens, fotos, desenhos e atividades manuais para que vocês
percebam o próprio corpo identificando e nomeando os outros colegas.
Refletindo sobre as dicas que
vocês nos deram ao longo do primeiro semestre, percebemos que a música está
muito presente, de uma forma ou de outra. Mas só a música pela música ainda não
é o bastante para representar tudo o que nosso grupo nos trouxe, então continuamos
a pensar e pensar… O repertório musical (tanto infantil como secular) é
vasto…fala sobre tantas coisas, nos faz refletir, nos ensina, nos provoca, mexe com nosso corpo e alma, nos fazendo
remexer, relaxar e nos traz diversas emoções… Então, pensamos que agora, com
essa ideia inicial, nossa tarefa é unir essas infinidades de “possibilidades”
musicais aos interesses específicos dos bebês. Vamos construir juntos e depois
registramos esse caminho?
Quanto aos projetos anteriores, devemos dizer
que não estão acabados, pois os sentidos e as sensações envolvem muitas coisas,
certamente vocês continuarão a ter experiências sensoriais.
Estamos prontos para dar mais
um passo, um novo passo, que nos levará por outros caminhos e nos trará mais e
mais experiências e vivências tão significativas e prazerosas como as que
tivemos no primeiro semestre.
Com
carinho professoras Ana Laura, Cirlei, Elizane e Veridiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário