segunda-feira, 31 de março de 2014

Metas e Ações do CEI em 2014


METAS E AÇÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEI VER. RUBENS GRANJA
 
2014

 

Diante das avaliações dos pais e equipe do CEI Vereador Rubens Granja  realizadas no final do ano de 2013, estudo dos Indicadores de Qualidade (MEC) e as diretrizes  básicas da  educação elencadas  pela Secretaria de Educação, os aspectos que  merecem maior atenção e ações eficientes para  construção do projeto político pedagógico  deste ano de 2014 são:

METAS
AÇÕES
RESPONSÁVEIS
Consolidação da proposta pedagógica no que diz respeito ao currículo do CEI em forma de documento e torná-lo público a toda comunidade
*Documentar o registro do currículo nos estudos do  Projeto Especial de Ação  a partir das linguagens da infância;
*Apresentar  o PPP e o currículo em encontros com a comunidade e no blog da escola
 
Professores
Equipe gestora
Valorizar a diversidade e combater a discriminação entre brancos, negros e indígenas, homens e mulheres e pessoas com deficiência
 
*Adquirir Bonecos de várias etnias;
*Pesquisar a identidade das famílias;
*Conhecer a tradição das danças e cirandas de diferentes culturas;
 *Montar  espaços temáticos de diferentes etnias;
*Ler e contar histórias no cotidiano que contemple estas temáticas;
*Atualizar o acervo literário e adequar à faixa etária.
 
 
Professores
Equipe gestora
Funcionários
Criar possibilidades diversas  para  que as crianças manifestem suas opiniões
*Conversar com as crianças e compreender o que desejam através de  suas manifestações;
*Considerar o protagonismo infantil  nas práticas pedagógicas através dos registros e planejamentos;
*Escutar e olhar com criticidade as manifestações da infância.
Professores
Equipe gestora
      Funcionários
 
Possibilitar o contato e brincadeiras das crianças com animais e com elementos da natureza como água, areia, terra, pedras, argila, plantas, folhas e sementes
 
 
*Adotar um animal ou planta para que toda a unidade seja responsável por ela e de identidade ao local;
*Construir  um tanque de areia.
 
 
 
Professores
Equipe gestora
 
Oportunizar às crianças e comunidade  a conhecer e  explorar de forma planejada, os diferentes espaços naturais, culturais e de lazer da sua localidade, bem com trazer eventos e apresentações culturais para dentro do próprio CEI
*Pesquisar locais do entorno do CEI que oferecem atividades culturais e de lazer e também espaços naturais;
*Buscar parcerias para oferta de atividades culturais dentro do CEI;
*Oportunizar a visita dos bebês e crianças à espaços culturais oferecidos na Cidade de São Paulo;
*Divulgar eventos culturais através do blog para toda comunidade educativa.
 
 
Professores
Equipe gestora
 
 
Organizar periodicamente espaços, brincadeiras e materiais que promovam oportunidades de interação entre crianças de faixas etárias diferentes
*Planejar mensalmente atividades de interação com crianças de diferentes faixa etárias;
*Estabelecer integração com os alunos da EMEI Alexandre Correia
 
Professores
Equipe gestora
 
Olhar cuidadoso a higiene, salubridade e conforto das crianças
*Adquirir  lixeiras com pedal;
*Adquirir cestos para colocar toalhas sujas;
*Mudar a altura das tomadas e manutenção das mesmas.
* Trabalho pedagógico com as crianças para ensinar hábitos de higiene e saúde
 
Professores
Equipe gestora
 
Potencializar a atuação da CIPA no que diz respeito à procedimentos que visam prevenir problemas de saúde dos professores e demais profissionais
*Buscar parcerias com profissionais da saúde para oferta de palestras
*Adquirir escadas de 3 andares para auxiliar a subida dos bebês aos trocadores
 
Equipe gestora
Membros da CIPA
Fomentar a participação dos pais e responsáveis e da comunidade para realização de um trabalho integrado ao CEI
*Ampliar o contato via e-mail;
*Fortalecer da APM e Conselho de CEI;
*Organizar  eventos e atividades aos sábados que envolvam toda a família ( Dia de quem cuida de mim, Festa Junina, Dia de Diversão no CEI e II Encontro Literário) ;
Atualizar frequentemente as postagens do blog do CEI.
 
 
 
Professores
Equipe gestora
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário