segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mini Grupo B e suas galinhas!


A turma do mini grupo I B realizou uma sequência de atividades sobre dois personagens que chamam muito a atenção das crianças e estão sempre presentes no universo infantil: A galinha Ruiva e Bruna e a galinha D’Angola.

Na primeira história, a Galinha Ruiva quer fazer um bolo de milho e solicita a ajuda de alguns amigos para a tarefa. Diante da negativa de todos, ela faz o bolo sozinha. Mas na hora de comer, adivinhem??? Todos queriam um pedaço! Na história original ela não reparte o bolo...

Já em “Bruna e a Galinha D’Angola”, história gira em torno de Bruna e a Galinha “Conquén”, que se tornou sua grande companheira e juntas passaram bons momentos, como a descoberta do baú da avó de Bruna, que veio da África. Neste baú, havia panôs de histórias que despertaram em Bruna e suas amigas o desejo de tornar a aldeia mais bonita pintando as casas com as cores do pano. Mas um dia Conquém sumiu... Depois de tanto procurarem, Bruna e suas amigas encontraram-na no mato bem escondidinho num ninho, chocando seus ovos! Depois de algum tempo, todas as meninas da aldeia tinham a sua galinha D’angola!

A dinâmica realizada pelos professores Ane e Evandro foi a leitura das histórias com os livros e a participação das crianças com perguntas e informações sobre o que conheciam sobre galinhas, alimentos e valores como amizade, companheirismo, etc. As crianças assistiram ao vídeo “Bruna e a Galinha D’Angola” e perceberam que a versão é diferente do livro. Conheceram também uma música sobre a história.

Depois da leitura das histórias e roda de conversa, as crianças ajudaram a confeccionar as galinhas D'Angola e pintaram a com tinta guache. As galinhas foram expostas no painel da sala.  Hoje, as crianças recontam a história, cantam a música e relembram os momentos que mais gostaram, além de criar outras histórias a partir destas personagens!

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário