segunda-feira, 30 de março de 2015

Limite é PROVA DE AMOR
 
Crianças na faixa etária da Educação Infantil são naturalmente propensas a querer impor suas vontades e muitas vezes veem dominadas por um sentimento de imediatismo. Querem que seus desejos sejam realizados imediatamente. Bem isto precisa ser ministrado pelos adultos com muito tato, firmeza e impondo respeito nesta hora.
 
Tem mães/pais que acham que o importante é a criança não falar palavrão, mas, e quando, essa criança não obedece aos professores, bate nos colegas, toma o brinquedo da mão do outro, empurra sem mais nem menos? E não adianta conversar, porque ele só quer fazer o que acha que deve fazer.
No cenário dos debates educacionais falar em impor limites é algo que acaba gerando sempre controvérsias. Tem pais que fingem não se importar só para não ficarem estressados. Tem pais que dizem: "Eu não o aguento!"
 
Devemos impor os limites necessários, limite é PROVA DE AMOR. É melhor enfrentá-los agora para que os problemas não se transformem em dragões no futuro. Ser firme na hora certa é, sem dúvida, uma PROVA DE AMOR que esta criança levará para a vida inteira.
 
Nunca queira dizer no futuro: "Eu deveria ter aprendido a cuidar mais dele(a)..."
 
(Profa. Vera Lúcia de Lima Santos Ferreira)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário