quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Está passando pelo processo de acolhimento? Temos algumas dicas para ajudar!


ACOLHIMENTO E SOCIALIZAÇÃO


“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”.
                                         (Luciana Wolker da Silva)

Cada criança tem seu tempo e reage de uma forma a cada mudança. Procuramos respeitar as características de cada um.

POR QUE AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTÃO NA ESCOLA TAMBÉM PARTICPAM DA MESMA FORMA?
 O acolhimento é um período de aprendizagem. Família, escola e criança descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas. Mesmo que a criança conheça o espaço, ele estará diferente: Novos(as) professores(as), novas crianças, nova sala de referência, outro ritmo. Todos devem ser acolhidos em seus sentimentos diante de tantas novidades, para que cresçam seguros.

Mas existem algumas dicas para auxiliar esse processo. E como todo processo, nada vai acontecer da noite para o dia, é a construção de uma relação...
As crianças têm alguns medos e inseguranças e as famílias poderão ajuda-las:


  1. O MEDO DE FICAR PARA SEMPRE NA ESCOLA
Apesar do acolhimento da professora, é importante que os pais esclareçam e incentivem a criança dizendo o que irá acontecer que vão voltar para busca-la. Por isso é importante o respeito aos horários de entrada e saída, sendo pontual para que a criança não se sinta abandonada.

  1. QUERER FICAR COM VOCÊ!
Claro que a criança deseja ficar com quem conhece, seja a mãe, avó, pai ou cuidador. O vínculo com as professoras e demais funcionários está apenas começando. As famílias devem incentivar que este vínculo se fortaleça a cada dia.

  1. FALAR SEMPRE A VERDADE PARA A CRIANÇA
Isso é fundamental.  Não prometam aquilo que não farão ou não cumprirão. Não fugir da criança, não sair escondido, despedir-se dela, mesmo que ela chore.

  1. NÃO SE DEMORE NA DESPEDIDA
Se a criança perceber a insegurança dos pais ao deixá-la na unidade será muito mais difícil sua adaptação.

  1. EVITAR PERGUNTAR À CRIANÇA SE ELA QUER VIR A ESCOLA
É claro que ela vai preferir a princípio ficar em casa num ambiente que já conhece. A decisão de frequentar a escola deve ser da família e não da criança.
  1. E PARA QUEM JÁ ANDA...
Evite chegar com a criança no colo, para que a criança não associe a Professora como alguém que a esta separando de sua mãe.

7. NÃO É HORA DE MUDANÇAS
   A entrada na escola já uma mudança grande em sua rotina por esta razão neste momento não é uma boa ideia a retirada de chupeta, fraldas, etc.
8. MUITA CONVERSA
Converse bastante com a criança, pergunte o que fez em seu dia, valorize suas conquistas. Fale da escola com ela.
9. OBJETOS DE APEGO
Permita que a criança traga para a escola aquele objeto com o qual ela tenha relação especial ou hábito (chupeta, travesseirinho, paninho, etc..)
11. ROTINA
Evitem que a criança falte, só fazendo quando absolutamente necessário.
 A forma pela qual muitas crianças manifestam os seus medos é através do choro, e isso é considerado normal por professores e estudiosos na     área da Educação Infantil. Nesse momento a ajuda dos pais é fundamental, é importante que ao ver o choro do filho não o leve de volta para casa, pois agindo dessa maneira irá prolongar ainda mais o processo de adaptação, outro aspecto importante também é vir   buscá-lo na escola no horário combinado.
Pode acontecer da criança nos primeiros dias não     chorar e aceitar bem o novo ambiente e somente      depois de uns dias começar o choro.
Pode acontecer da criança chorar bastante nos       primeiros dias  e aos poucos ir se acalmando.
Lembrem-se que cada criança é única e por esta            razão não existe prazos estabelecidos para adaptação ocorrer.
Estaremos atentos a cada uma delas e contamos com vocês para que este processo seja concluído com        muito sucesso !!
Equipe CEI Rubens Granja
As Professoras
Manhã
Tarde
Sala
Maria Sonia
Juracy
Gina
Leda
01
Ana Laura
Milena
Cirlei
Elizane
02
Evandro
Claudia
03
Priscila Nunes
Carina
04
Tainã
Rosangela
05
Carla
Luciana
Rute
Eleiriane
06
Juliana
Arlete
Marcia
Edna
07
Isabel
Vilma

Nathali
Erica


Equipe de Apoio
Dona Lu
Seu Chico
Marcelo
Renatinha
Silmara
Sidney
Tati
Vaneide

Gestão
Letícia- Diretora Escolar
Magnólia- Assistente de direção
Natália – Coordenadora Pedagógica

Equipe de Limpeza
Paula
Fabíola
Luzete

Equipe da Cozinha
Lais
Monica
Valéria




DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
                     Santo Amaro
              CEI VER. RUBENS GRANJA





                                                                                        

Telefones: 5621-0756
E-mail: ceirgranja@sme.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário