sexta-feira, 8 de março de 2019

Carta de Intenções

Durante o processo de acolhimento dos bebês e crianças, vamos construindo nossas primeiras impressões, observando suas necessidades e preferências. Também refletimos sobre nossos desejos e metas, sobre aquilo que nos mobilizará durante o ano.

Juntamos tudo isso e escrevemos a Carta de Intenções, documento em que, como o próprio nome já diz, retrata nossas melhores intenções para o trabalho pedagógico 2019.

Boa viagem ao embarcarem conosco nessa aventura...


Carta de intenções

MGI B


                Queridas famílias e crianças,


                O ano de 2019 já iniciou com mudanças e acontecimentos atípicos...
Logo nos primeiros dias enfrentamos uma greve, na luta por vários direitos que estão sendo ameaçados.
A adaptação iniciou uma semana mais tarde e com dias alternados de atendimento e de alguma maneira, esses acontecimentos contribuíram para que a adaptação do grupo fosse tranquila e gradativa. Essa é a maneira que desejamos que o ano se “desenrole”.
                Acreditamos que a educação para ser efetiva, deve ser afetiva, ou seja, queremos proporcionar/oportunizar momentos, espaços, eventos e interações que possam ser significativas nas experiências vividas aqui no CEI. Para que isso aconteça, nós professoras estamos continuamente em formação nos horários de PEA (Projeto Especial de Ação) e cursos de aperfeiçoamento de nossa prática. Ainda mais importante, estamos sempre atentas às necessidades e curiosidades dos pequenos para que assim nosso planejamento possa suprir e/ou provocar nossas investigações.
                O cuidar e o educar andam de mãos dadas na educação infantil: o desfralde, o cuidado de si, do outro e do ambiente, são temas que levamos a sério na nossa rotina. Esse trabalho com as crianças merece atenção especial e queremos que aconteça de forma tranquila e prazerosa, respeitando o tempo de cada criança. O cuidar pedagógico é rico, pois não força a criança e sim, a conscientiza, dá exemplos e incentiva, com histórias, brincadeiras, degustação de alimentos, uma rotina cantada e conhecida pelas crianças, trazendo segurança para avançar em suas conquistas. Já observamos que algumas delas chegaram desfraldadas e essas podem ser nossas aliadas como inspiração para as demais.
                No decorrer do ano, as crianças terão a oportunidade de conhecer os espaços do CEI, onde haverá aprendizagens diárias e diversas. A oralidade será estimulada através das cantigas de roda, rodas de música e conversa, parlendas etc. Exploraremos atividades corporais como danças, uso de motocas, gangorras, balanços, escorregadores, túneis, para desenvolverem as habilidades motoras.
                Por meio das próprias brincadeiras que as crianças inventam e do faz de conta, aprenderão a fazer escolhas, superar desafios e se tornarem autônomas, relacionando-se com as diferenças existentes em cada uma e compreendendo a importância da flexibilidade e respeito.
                Aqui também proporcionaremos o acesso e contato com a natureza por meio da exploração das folhas, galhos de árvore, grama, terra, água, pedras etc. Além do uso de brinquedos estruturados como bonecas e carrinhos, faremos uso de brinquedos não estruturados como potes, caixas, tampinhas que tragam diversas texturas, cores e formas.
                A partir das situações ocorridas em nosso dia-a-dia, necessidades e escuta das crianças, faremos as mediações necessárias para o  desenvolvimento integral em nosso CEI. Neste processo, contamos com a parceria das famílias, desejando fortalecer os laços e relações de confiança.


                                                                                                              Com carinho,

                                                                                                              Professoras Arlete, Juliana, Márcia e Tainã


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