sexta-feira, 8 de março de 2019

Carta de Intenções

Durante o processo de acolhimento dos bebês e crianças, vamos construindo nossas primeiras impressões, observando suas necessidades e preferências. Também refletimos sobre nossos desejos e metas, sobre aquilo que nos mobilizará durante o ano.

Juntamos tudo isso e escrevemos a Carta de Intenções, documento em que, como o próprio nome já diz, retrata nossas melhores intenções para o trabalho pedagógico 2019.

Boa viagem ao embarcarem conosco nessa aventura...

Carta de intenções
MGI A



Queridas famílias e crianças,



Recebemos as crianças do MGI – A no ano de 2019, cheias de expectativas e anseios.
Foi com muito carinho que organizamos a sala e nossa rotina, buscamos acolher todos vocês, que assim como nós, também estavam cheias de curiosidades, anseios e expectativas.
Nesse primeiro momento buscamos o fortalecimento de vínculos e respeito com a individualidade: no início do período de adaptação, alguns aceitaram mais as carícias, as brincadeiras, circular pelos diversos espaços (sala e áreas externas) participando de propostas com brinquedos e brincadeiras. Outros por sua vez, preferiram se retrair e manifestar seu descontentamento por meio do choro e recusa ao toque, o que também foi respeitado levando em consideração seu tempo e seu espaço, porém cuidando para que se sentissem seguros e acolhidos gradativamente. Essa postura do respeito à individualidade permeará todo nosso trabalho docente, pois acreditamos que assim se faz o protagonismo infantil.
Nossa busca para descobrir do que vocês gostam se dá no dialogo com as famílias, nas observações das reações diante das propostas e na integração das vivencias relacionadas ao currículo da Educação Infantil.
Pensando em propostas que garantam aprendizagem e desenvolvimento do grupo, trabalharemos o brincar de diversas formas, por meio dos cantinhos, trazendo brinquedos diferenciados e que proporcionem a imaginação (ludicidade), e exploração dos objetos que de alguma forma possibilitem experiências e trocas entre os colegas e com os educadores do CEI, ampliando o acesso à produções culturais.
Pretendemos ainda através das rodas de música, trabalhar as cantigas, explorar os movimentos corporais, gestos, sons, ritmos, vocabulário e emoções.
Nosso trabalho será pautado na participação de vocês nas escolhas de materiais, de brincadeiras e ambientes, para participarem na elaboração do planejamento por meio de registros (fotos), observações, conversas em roda e também em parceria com a família.
Sendo assim, mediaremos situações que façam a turma se conhecer e construir sua identidade pessoal, social e cultural, refletindo sobre seus grupos de pertencimentos, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na constituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário integrando todas estas instâncias. Portanto, sabemos que o aprendizado é contínuo e o grupo está em constante desenvolvimento.

                                            

Com carinho,
                             Edna, Milena, Monalisa e Priscila Berni.

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário