segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Carta de Intenções: Equipe Gestora


E nós da equipe gestora também declaramos nossas intenções e desejos para o trabalho coletivo em nosso CEI...



São Paulo, agosto de 2019.

Querida equipe,

         São muitas as vezes em que nós nascemos. A palavra ajuda nesses partos. (Inspirado em Severino Antônio)


Mais um semestre se inicia e seguimos juntos, procurando os melhores caminhos, palavras e ações para avançarmos em um trabalho tão bonito que vem sendo construído graças às mãos de cada um que adentra nossos portões. Somos todos(as) educadores(as) e todo dia é dia de fortalecer nossas crenças, nossas energias, nosso papel diante desse cotidiano que nos atravessa e até, nos atropela.

Neste ano, estivemos juntos refletindo sobre grandes transformações na forma de educar, nossa (re)invenção docente, destacada no capítulo III do “Currículo da Cidade”. Reinventar a forma de planejar, de registrar, de propor, de mediar e de organizar o espaço, que é nosso segundo ou terceiro educador. São mudanças de concepção que visam a potência e autonomia da criança e do bebê, como seres agentes, potentes e sujeitos de sua própria aprendizagem, corpo e movimento. Criança como sujeito e professor como sujeito. Sem professores e professoras, o Currículo da Cidade é apenas um papel, letra morta. Quem garante este protagonismo são vocês, aqui no chão da escola, na construção individual e coletiva que materializa nosso PPP.

Por falar em PPP, temos revisitado constantemente esta declaração pública de nossa práxis, para que siga representativa do nosso cotidiano e alinhada aos documentos da nossa rede. Nosso olhar tem se debruçado ainda para intenções nele presentes que ainda não se concretizaram, como novas parcerias com a comunidade, ocupação da rua pelas crianças, reconfiguração de muros e paredes, “desemparedamento” da infância e visitação de espaços da cidade. Estamos atentos ainda ao nosso compromisso com a aquisição de materiais necessários para transformação dos espaços, o exercício primordial da formação e das decisões democráticas, valorização do Conselho de CEI e permanência das práticas sociais que já se concretizaram e podem sempre evoluir, como autonomia no uso do refeitório e banheiro, preparação dos ambientes, dentre outros.

O que torna o trabalho complexo é na verdade, a sua simplicidade. Trata-se de tornar acessível, mediar e observar. A pesquisa e a investigação na perspectiva da criança como agente, nem sempre são ações fáceis de identificar, validar e propiciar, mas já temos uma coletânea de práticas e registros que demonstram nossa movimentação nesse sentido. Os verbos de ação mudaram completamente, valorizamos a observação como produção de conhecimento, como co-criação de obra que diz aos bebês e crianças: -Nós aqui nos interessamos por vocês, damos importância ao que vocês fazem!”  

            Vivemos um grande desafio! Nem sempre temos as respostas e contribuições das famílias como gostaríamos, ainda não somos profissionais valorizados pelo Município e pela sociedade como deveríamos e isso pode atrapalhar nosso percurso. Vale lembrar com afeto: existem 150 gigantes corações em forma de corpo pequeno que tem vocês como alguém essencial. A primeira reação a qualquer mudança pode ser a resistência, baseada em experiências anteriores que não deram certo, nos medos e receios inerentes a todos e até no desânimo. Mas, gostaríamos de reforçar nossa admiração pelo saber e fazer de cada um, nossa valorização ao processo criador e criativo e à coragem de mudar, de estarmos sempre em transformação, como o mundo, como a vida. Nossos encontros formativos buscaram e buscarão experiências que nos tragam o sentido de cada vivência.  


Um menino nasceu
- o mundo tornou a começar.
Guimarães Rosa


Nosso mundo foi sempre escrito de novo. Que possamos continuar a reescrever nossa história todos os dias.

                                                           Com carinho,

Letícia, Magnólia e Natália.


Ps- A finalização da leitura desta carta só se concretiza quando estivermos juntos. Temos encontro marcado para este compartilhar dia 03/09, às 7h ou às 12h. Traga seu envelope com uma intervenção, uma palavra, imagem, desenho, criação que represente algo significativo do nosso trabalho coletivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário