segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Carta de Intenções: MGI A

Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:
---------------------------------------------------------------------------------


Carta de intenções 2º semestre de 2019 – MG1 A


Querido grupo,

E então chega o dia do retorno, nos preparamos, arrumamos as bolsas, as mochilas, separamos as coisas mais importantes e pensamos em tudo o que ainda faremos até o final do ano.
Sabemos que ainda são pequenos, suas expectativas está em reencontrar os amigos, passear pelos espaços da escola: quintal sonoro, corredor, parque, andar de triciclo e solário e continuaremos a proporcionar esses momentos que vocês tanto apreciam.
Ah, depois do choro, como é bom ver os laços de afetividade e amizade se constituindo, é por meio dele que conseguirão estabilizar as emoções e acreditar que as mãos que acalmam são as mãos que incentivam a aprender coisas novas, são as mãos que seguram para fazer uma bela roda, roda que conversa, em que são escutados e observados.
Roda de história com as vozes que amedrontam ou com os fantoches que  encantam, tudo para chamar a atenção e trazer formas de como ser “mocinho” deixando as fraldinhas para “bebê” e assim terminar o processo de desfralde. Livros para apreciar, inventar e pesquisar. Roda de música com lobos, bruxas, minhocas e peixes, trazendo memória e novas palavras. Cantinhos cheios de possibilidades para viver o mundo em forma de fantasia.
E as gargalhadas de quem está fazendo “arte”! Arte essa que ao observar suas emoções e expressões percebemos o quanto isso fascina, tanto quanto explorar os movimentos por meio dos riscos e rabiscos, e tudo mais que um simples pincel proporciona, para assim deixar impressões sobre as misturas das cores, os registros que são únicos e especiais.
Propostas com variedades de tintas, desde as alimentícias que são as mais saborosas, até as mais incomuns com carvão, barro etc. Com diversos tipos de papéis, folhas, formas diferentes, usando pés, apenas o dedo ou a mão toda. Ensinar a utilizar a cola, aquela que é tão grudenta, colar barbante colorido, colar materiais da natureza...
A arte vem por meio das expressões e dar acesso a elas ajuda a lidar com os sentimentos, por isso trabalhar o corpo, as possibilidades. Falando em se expressar o que mais queremos como professoras é que nossas crianças aprendam a expressar-se com a fala, com o corpo, sim, com o corpo! Ele também diz muito! Por isso, os percursos com obstáculos continuarão sendo uma aventura: passar por debaixo das coisas como se fossem tuneis, pular dentro ou fora, manipular um bambolê, escalar o escorredor, pular de um pé só, andar em linha reta em cima de uma corda e outros movimentos bacanas que vocês possam criar.
Todos esses desafios serão propostos de maneira lúdica. E quanto mais ganham autonomia nos movimentos, são capazes de explorar novas possibilidades. Ao utilizar outros recursos, ganham confiança e criam estratégias para superar os desafios. As experiências entrarão também nos sabores e nas cores dos alimentos, já que percebemos que o diferente assusta na hora da refeição, e, queremos que vocês tenham a consciência de que quanto mais colorido for o prato, mais saudável será.
As receitas de diferentes sabores serão desafios pra nós, mas sabem de uma coisa: quase tudo que é diferente é bom! Como são feitos esses alimentados e preparados no nosso CEI, a chegada das verduras, legumes e frutas, o cardápio elaborado previamente pelas nutricionistas... E, com isso, contamos com as famílias no incentivo da alimentação saudável em casa e no envio do que for solicitado para as receitas.
Falando em família continuaremos a pesquisar a identidade de cada um por meio das fotos enviadas e conversas sobre elas: “Quem é meu pai?”, “quem é o seu e qual o nome dele?”
Percebemos que vocês se deliciaram em rever e voltar a contar de quem tanto amam. Com jogos e brincadeiras vivenciaremos momentos divertidos de aprendizagens como, jogo de memória, dança da cadeira, jogos: “De quem é essa família?”.
Continuaremos contando com a colaboração e parceria da família nesse processo.
A história continua!
                                                                       Com carinho,
                                                                                    Edna, Milena, Monalisa e Priscila Berni 

Nenhum comentário:

Postar um comentário