segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Carta de Intenções BII A

Para partilhar com toda nossa comunidade como pretendemos dar andamento ao trabalho desenvolvido em nosso CEI, segue a CARTA DE INTENÇÕES  que traz um pouco da identidade de cada grupo e do nosso espaço como coletivo:


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta de Intenções
Agosto de 2019 - BII B

Queridos bebês,

No início do segundo semestre não sabíamos o que planejar para esse reencontro. Não sabíamos como vocês estariam, se estranhariam a volta, se chorariam, se seria como uma readaptação... Decidimos então somente nos doar e dar o que eles precisassem. E, para nossa surpresa, fomos recebidas com muitos sorrisos e abraços! Vocês se mostraram bebês tão intensos, falando mais, interagindo mais entre si, mais rápidos e seguros ao caminhar e nos demonstrando que estão prontos para novas conquistas, e estão mesmo!

Agora estamos percebendo que vocês estão buscando novos desafios e demonstrando outros interesses. Como é gostoso vê-los tentando nomear os objetos, criando brincadeiras com os elementos que encontram no espaço escolar e apresentando a autonomia na exploração dos ambientes e descobrindo os limites de seu próprio corpo. Através das nossas conversas pretendemos estimular a oralidade de vocês com muitas histórias, músicas, e brincadeiras com intencionalidades partindo do interesse de você, para que a pesquisa e a investigação estejam garantidas.

Observamos o desenvolvimento da autonomia de vocês nos momentos das refeições. Sentar nas cadeiras já está mais fácil, os utensílios nos momentos das alimentações tem sido mais naturalmente manipulados pelo grupo e em vista disso, iremos estimulá-los ainda mais, propondo novos desafios a cada dia como por exemplo, comer a fruta sozinhos, tomar os líquidos em copo aberto sem tampa, cuidar da higiene e também dos seus pertences.

Nesse segundo semestre, iremos contar muito com a parceria família-escola, afinal a escola não faz nada sozinha e vamos dar passos importantes para favorecer esse cuidado de si. Daremos início ao processo de desfralde para alguns de vocês, que estão dando sinais que estão prontos e também faremos o trabalho de diminuição do tempo de uso da chupeta de uma forma natural, sem causar sofrimento. Preencher o espaço com as vozes e palavras que estão experimentando fica bem mais fácil dessa forma...

Percebemos que para trabalhar essa independência é preciso primeiramente desenvolver a percepção de si mesmo, do outro e do coletivo. Para isso, pensamos em um novo projeto: Quem sou eu? O que eu já sei fazer? E o que eu ainda posso aprender no berçário... Iremos oferecer propostas diferentes com músicas, imagens, fotos, desenhos e atividades manuais para que vocês percebam o próprio corpo identificando e nomeando os outros colegas.

Refletindo sobre as dicas que vocês nos deram ao longo do primeiro semestre, percebemos que a música está muito presente, de uma forma ou de outra. Mas só a música pela música ainda não é o bastante para representar tudo o que nosso grupo nos trouxe, então continuamos a pensar e pensar… O repertório musical (tanto infantil como secular) é vasto…fala sobre tantas coisas, nos faz refletir, nos ensina, nos provoca,  mexe com nosso corpo e alma, nos fazendo remexer, relaxar e nos traz diversas emoções… Então, pensamos que agora, com essa ideia inicial, nossa tarefa é unir essas infinidades de “possibilidades” musicais aos interesses específicos dos bebês. Vamos construir juntos e depois registramos esse caminho?

 Quanto aos projetos anteriores, devemos dizer que não estão acabados, pois os sentidos e as sensações envolvem muitas coisas, certamente vocês continuarão a ter experiências sensoriais.

Estamos prontos para dar mais um passo, um novo passo, que nos levará por outros caminhos e nos trará mais e mais experiências e vivências tão significativas e prazerosas como as que tivemos no primeiro semestre.


Com carinho professoras Ana Laura, Cirlei, Elizane e Veridiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário